Paintball – Introdução

15 04 2008

História do Paintball (Fonte: Federação Portuguesa de Paintball)

Paintball Campo

 

 

O paintball evoluiu nos últimos anos, de um grupo de amigos que se juntava no mato para trocar uns tiros com umas “armas” (marcadores) que projectam umas bolas de tinta para um desporto altamente competitivo e tecnologicamente desenvolvido, praticado por cerca de 11 milhões de pessoas em todo o mundo e por milhares de pessoas em Portugal.

 

O paintball tornou-se tão popular que é já o terceiro desporto radical mais praticado, à frente de modalidades como o surf e do snowboard e é o décimo desporto em termos de facturação directa e associada em todo o mundo.

 

É o desporto mecanizado menos dispendioso, e os recentes avanços em termos tecnológicos têm permitido reduções substanciais nos preços dos equipamentos permitindo assim um incremento apreciável no número de jogadores regulares.

 

Como desporto é seguido e comentado por milhares de pessoas no nosso país, e embora a comunicação social tradicional ainda não o tenha descoberto na totalidade, e possui várias publicações e meios de comunicação que aconpanham os principais campeonatos Nacionais e Internacionais.

 

Desde sempre o paintball esteve conotado com “jogos de guerra”. Há várias correntes de pensamento a favor ou contra esta conotação, mas a realidade é que o jogo envolve marcadores (que o resto da população em geral chama de “armas”), tiroteios, algumas nódoas negras e estratégias e tácticas aplicadas em todo o mundo em cenários militares.

Efectivamente, para o jogador casual, é essa a vertente que conhece. É uma parte muito importante da comunidade de jogadores, de longe a maior em termos de número de jogadores e é por onde a maioria das pessoas começa a jogar e desenvolve o gosto pela prática do paintball.

 

Além dessa vertente, há uma vertente de competição. Menos conhecida do público em geral, tem tido um crescimento exuberante nos últimos anos, multiplicando-se o número de jogadores, campeonatos, organizações e associações ligadas ao desporto. Tem praticantes a nível mundial, tem campeonatos internacionais e é um negócio que envolve muitos milhões de Euros anualmente.

 

É o desporto radical mais seguro do mundo, nunca na história do paintball (mais de 25 anos) houve um acidente grave ou fatal, desde que cumpridas as condições de segurança, que são exercidas por jogadores e organizadores de uma forma exemplar e única comparativamente a qualquer outro desporto.

 

Muita gente já se perguntou como é que um desporto destes começa. Quem foi a primeira pessoa a pensar: “vou disparar esta bola de tinta contra outra pessoa?”.

 

A história conta que no Canadá, um pastor de ovelhas que não queria marcar as suas ovelhas com ferros quentes, inventou um dispositivo artesanal que disparava umas bolas de tinta de óleo, lavável, que permitia a identificação das suas ovelhas (em exposições ou eventos) sem sofrimento para os animais e sem danificar a lã.

 

Quanto tempo foi necessário passar até que um pastor se lembrasse de atingir outro, não foi registado, mas quando isso aconteceu pela primeira vez, o jogo de paintball nasceu.

 

Esta primeira “batalha” ocorreu há mais de 25 anos. De lá até aos dias de hoje, muitca coisa mudou e continua a mudar.

 

Não há outro jogo que se lhe compare!

 

 

 


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: